.
.
.
.

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Ricardo Tacuchian lança o CD “Água Forte”

Ricardo Tacuchian lança o CD “Água Forte” reunindo composições inéditas para piano interpretadas pelo Duo Grosman-Barancoski, no sábado, dia 05, no Theatro Municipal

Com mais de 50 discos lançados em seis décadas de carreira, compositor de renome internacional reúne em novo CD obras para dois pianos e piano a quatro mãos

Com mais 60 anos de carreira e um obra de mais de 250 títulos tocada no Brasil e em praticamente todos os países da Europa e das Américas, o compositor Ricardo Tacuchian esbanja inventividade e vitalidade no seu mais novo CD “Água Forte” (A CASA Discos / distribuição nacional Tratore), reunindo seis composições para dois pianos e piano a quatro mãos, magistralmente executadas pelo Duo Grosman-Barancoski, formado por Miriam Grosman e Ingrid Barancoski. O concerto de lançamento será no sábado, dia 05 de novembro, na Sala Mario Tavares, no Anexo do Theatro Municipal, às 16h. O disco vem a se juntar a uma discografia que alcança mais de 100 fonogramas em cerca de 50 diferentes CDs, inclusive gravações lançadas nos Estados Unidos, além das antigas gravações em LP (vinil). Continue lendo.


O CD abre com “Grafite”, escrita para piano a quatro mãos, uma escrita em 2015, dedicada ao duo de pianistas, e que fez a primeira audição mundial no mesmo ano, no Rio de Janeiro. A música simboliza a arte urbana pós-moderna com seus gestos ora dissonantes ora tradicionais, com energia, contraste, violência, lirismo e ingenuidade. A composição faz parte de uma série de obras do compositor, de diferentes organizações instrumentais, construídas a partir de sugestões das artes plásticas. Em seguida, ÁGUA-FORTE , para dois pianos, é uma alusão ao conceitual à técnica de criar desenhos impressos de uma placa de metal gravada, com o auxílio de um ácido de ação corrosiva. Na obra, Tacuchian procura mostrar o contraste entre o poder vigoroso do ácido e do metal e a expressão poética da gravura resultante.  A obra, escrita em 2006, foi dedicada ao Duo Gastesi-Bezerra que fez a sua estreia em Wellington, Flórida, em 2007, e também faz parte da Série de obras com sugestões das artes plásticas.

Escrita para piano a quatro mãos, ESTRUTURAS GÊMEAS faz parte de uma série de oito peças, para diferentes grupos instrumentais, inclusive para orquestra sinfônica, escritas na década de 70 do século XX. Foi estreada em Brasília pelo Duo Maria Angélica Ketterer-Paulo Affonso de Moura Ferreira, em 1978, o mesmo ano de sua composição. A gravação do Duo Grosman-Barancoski  é o segundo registro da peça em CD, já anteriormente gravadas pelas pianistas  Sonia Vieira e Maria Helena Andrade, para o CD ESTRUTURAS. A obra é um lamento em memória da morte da compositora Esther Scliar, a quem a obra é dedicada. Os dois pianistas, sentados lado a lado, diante do mesmo piano, simbolizam dois gêmeos, como o compositor se sentia, espiritualmente, em relação à sua colega Esther Scliar. TAPEÇARIA, que traz a pianista Miriam Grosman ao piano solo, foi escrita em 2011 e dedicada a própria pianista, por ela estreada no ano seguinte, no Palácio São Clemente, Rio de Janeiro. No mesmo ano, a pianista Zélia Chueke já havia feito uma pré-estreia norte-americana, na New York Public Library of the Performing Arts.  Já AZULEJOS, de 2011, é dedicada a Ingrid Barancoski, que fez a sua estreia, no mesmo ano, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Como Grafite, Água-forte e Tapeçaria, Azulejos faz parte da série de obras com sugestões das artes visuais. A Azulejaria é uma expressão artística que já existia no Antigo Egito e na Mesopotâmia e que se tornou, mais tarde, um traço característico da arquitetura e da arte portuguesa. As colônias portuguesas receberam esta influência como se pode ver em igrejas brasileiras barrocas e na arquitetura civil de São Luiz do Maranhão.

Encerrando o CD, ESTE VERÃO ELES CHEGARAM , com Miriam Grosman ao piano, é uma série de 10 miniaturas dedicada ao neto do compositor, Eduardo Lamy Tacuchian, que nasceu no verão de 2012, junto com outros bichinhos da vizinhança onde mora o compositor (Jardim Botânico, Floresta da Tijuca, Lagoa Rodrigo de Freitas e praias cariocas) e que costumam, também, nascer no verão. Cada peça é inspirada no caráter e na movimentação dos bichos representados. A peça foi escrita de modo que permitisse ser executada por um jovem pianista, num andamento um pouco mais lento, podendo, até, dispensar o uso dos pedais. Foi escrita em 2013 e estreada, no mesmo ano, por 10 pianistas (um para cada movimento), num concerto realizado em Lisboa, na Sala dos Espelhos do Palácio Foz, durante o Congresso “A Música no Espaço Luso-Brasileiro: um Panorama Histórico”. A estreia da Série completa por um único pianista foi realizada por Marina Macedo, em 2013, em Campinas, durante o I Festival de Música Contemporânea que homenageava o compositor.
                                    
RICARDO TACUCHIAN
Ricardo Tacuchian é regente e compositor. Graduado em Piano, Composição e Regência pela UFRJ e Doutor em Composição pela University of Southern California. As principais orquestras brasileiras incluem sua obra em seus programas. A Bibliografia geral sobre ele abrange inúmeros itens entre Livros, Dicionários, Livros de Referência, Artigos em Revistas Especializadas, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado, de várias partes do mundo. Seu nome é verbete do Grove Music Dictionary II (2001), do Baker’s Biographical Dictionary of Musicians, 9th edition (2000) e do Die Musik in Geschichte und Gegenwart, MGG (2007), entre outras obras internacionais. Nas comemorações pela passagem de seus 75 anos, a Biblioteca Nacional e a Academia Brasileira de Música lançaram, respectivamente, os livros Ricardo Tacuchian e sua Obra, Catálogos e notas biográficas (E. Higino e V. R. Peixoto, organizadoras. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2014), e Ricardo Tacuchian e o Violão (Humberto Amorim, Rio de Janeiro: ABM, 2014). Dentre as posições que já exerceu destacam-se as de Professor Titular da UFRJ e da UNIRIO, Professor Visitante da State University of New York at Albany e da Universidade Nova de Lisboa, Consejero del Centro de Estudios Brasileños de la Universidad de Salamanca,  bolsista da Capes, CNPq, Other Minds, Appolon Stiftung, Fulbright Commission e da Rockefeller Foundation. Tacuchian regeu o maior conjunto instrumental de toda a história da música brasileira: uma banda com dois mil instrumentistas (Rio de Janeiro: Praça da Apoteose, 15/12/1985). Foi Regente Titular da Orquestra da UNIRIO (2002-4) e, em 2004, regeu, na cidade do Porto, um concerto coral sinfônico, todo ele dedicado à sua própria obra.
Tacuchian foi eleito, em 1981, membro da Academia Brasileira de Música, da qual foi Presidente em duas ocasiões. É também membro da Academia Brasileira de Arte.


DUO GROSMAN-BARANCOSKI
O Duo Grosman- Barancoski  realizou seu primeiro concerto em 2015, no Rio de Janeiro, num recital dedicado às obras do compositor Ricardo Tacuchian. O presente CD é a sua estreia no campo fonográfico. O Duo tem por objetivo principal a divulgação da música brasileira, mas abordará, também, todo o repertório internacional.

MIRIAM GROSMAN
A pianista Miriam Grosman desenvolve atividade artística relevante como solista e camerista, já tendo se apresentado em várias salas de Concerto  no Brasil, Portugal, Espanha, Áustria, Estados Unidos e Itália. O repertório apresentado contempla especialmente a música brasileira para piano. Seus elogiados registros fonográficos são todos dirigidos para autores nacionais do passado e do presente. Integra o Trio Francisco Mignone com o violoncelista Ricardo Santoro e o flautista Afonso de Oliveira desde 2002, com apresentações em várias salas de concerto no Brasil e gravações que incluem os dois trios de Mignone para esta formação, duo de violoncelo e piano além de obras para piano solo. A Revista Diapason avaliou o CD do Trio com a cotação máxima de 5 Diapasons.  É Doutora em Artes Musicais (Doctor of Musical Arts) , títulação concedida pela Catholic University of America, em Washington DC, e Mestre em Música pela UFRJ. Como Professora Titular da Escola de Música da UFRJ, integra o quadro docente dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação como professora de Piano e orientadora de dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. Ministra cursos de extensão e seminários voltados para aspectos didáticos, estilísticos e interpretativos, além de master classes a convite de várias instituições acadêmicas. Seus alunos têm sido laureados em concursos nacionais de piano e alguns deles encontram-se atualmente em programas de pós-graduação no exterior ou exercendo atividades de ensino em diferentes universidades. Paralelamente à docência, exerceu a chefia do Departamento de Teclado e Percussão da Escola de Música da UFRJ, por 5 anos e, de 2007 a 2015, foi  Diretora-Adjunta dos Cursos de Extensão da referida Escola.
I
NGRID BARANCOSKI
A pianista Ingrid Barancoski tem ocupado posição de destaque no cenário da música contemporânea no Brasil.  Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, com especial interesse para a música do nosso tempo. Já foi responsável pela estreia mundial de mais de 30 obras, sendo várias dedicadas a ela por renomados compositores brasileiros. É Doutora em Música pela University of Arizona e Mestre pela Eastern Illinois University e detentora de premiações em concursos nacionais e internacionais, entre os quais The President´s Competition (University of Arizona, EUA) e IBLA Grand Prize (Ragusa-Ibla, Itália). Dentre os festivais em que já atuou como docente e/ou concertista estão o Festival Internacional de Música de Campina Grande, o Festival Virtuosi, a Oficina de Música de Curitiba, o Festival de Artes da UFPR, o Festival de Inverno do Rio, o Cello Encounter, no Rio, o Festival de Música de Câmera de Curitiba e as Bienais de Música Brasileira Contemporânea, no Rio de Janeiro e em Cuiabá. Ministra regularmente master classes e palestras em instituições no Brasil e no exterior. Em 2014 realizou master classes e conferências na Escola de Música de Karlsruhe (Alemanha) sobre a música de Almeida Prado. Tem participado de congressos nacionais e internacionais como ANPPOM, Conferência Internacional da College Music Society (Buenos Aires, Argentina), IV Simpósio Internacional de Música Latino-Americana (University of Arizona, EUA) e Music & the Moving Image 2014 (New York University, EUA). É autora de diversos artigos publicados em periódicos especializados. 

Desde 1998 é docente do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Música. Durante 10 meses, entre 2015 e 2016, realizou um estágio de pós-doutorado na Universidade de Southampton, Inglaterra, onde desenvolveu pesquisas sobre a troca de correspondência entre o compositor brasileiro Almeida Prado e a professora francesa Nadia Boulanger, além de ministrar palestras, workshops e recitais. Neste período fez recitais de música brasileira em Southampton, Roma, Viena e Heidelberg.

SERVIÇO:
05/11 – sábado – Lançamento do CD “ Água Forte - Duo Grosman-Barancoski interpreta Ricardo Tacuchian”
Horário: 16h
Local: Sala Mário Tavares - Anexo do Theatro Municipal
Endereço: Av. Almirante Barroso, 14/16 – Centro
Informações: Ingressos à venda na bilheteria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro
Ingressos: R2,00
Programa:
1.      GRAFITE                                                                             
2.      ÁGUA-FORTE                                                                     
3.      ESTRUTUAS GÊMEAS                                           
4.      TAPEÇARIA (Tapestry)                                                                   
5.      AZULEJOS (Glazed Tiles)                                                               
ESTE VERÃO ELES CHEGARAM                    
6.   Os saguis
7.      As jacupembas
8.      Os camaleões
9.      As tartarugas
10.  Os quatis
11.  As lulas
12.  As capivaras
13.  Os bem-te-vis
14.  As garças
15.  Eduardo chegou

Fábio CezanneCezanne Comunicação - Assessoria de Imprensa em Cultura e Arte
www.cezannecomunicacao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'