.
.
.
.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Quinteto Lorenzo Fernandez

 
Quinteto Lorenzo Fernandez faz homenagem à música de câmara carioca em seu CD de estreia, dia 10/12, quinta, no Centro Cultural Justiça Federal, entrada gratuita

“Música Carioca de Concerto – Quintetos de Sopro” reúne obras de compositores atuantes no circuito erudito da cidade, como Ricardo Tacuchian, Thiago Sias, Rudi Garrido, Azael Neto, Rodrigo Marconi e Sergio Roberto de Oliveira, que também assina a produção do disco

O Rio de Janeiro sempre foi um dos principais centros da música de concerto no país, com protagonistas de renome como Villa-Lobos, Guerra-Peixe, Francisco Mignone, entre muitos outros.  Foi a partir desta idéia central que um grupo de diferentes gerações de intérpretes e compositores decidiu lançar o CD “Música Carioca de Concerto – Quintetos de Sopros” (A Casa Discos/ Tratore), disco de estreia do Quinteto Lorenzo Fernandez, com produção de Sergio Roberto de Oliveira, no qual o grupo presta justa homenagem aos compositores atuantes no circuito da música de câmara da cidade e que povoam as salas de concerto e outros espaços alternativos onde a música contemporânea consegue entrar. O disco será lançado com um concerto do quinteto no dia 10 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no Centro Cultural Justiça Federal, com entrada gratuita
Um dos grandes nomes da nova cena erudita da Cidade, com prêmios e diversos concertos, o Quinteto Lorenzo Fernandez faz um breve panorama da criação contemporânea carioca para quinteto de sopros, apresentando inclusive obras que lhe foram dedicadas. Em Cenas Insulanas, Thiago Sias nos remete a imagens da Ilha do Governador,  em dois momentos distintos, como um passeio de bicicleta pelos bairros do Jardim Guanabara e Ribeira, além de uma homenagem a  “Capelinha”,  como é chamada a Igreja de N. Sra. Da Conceição. Já Rudi Garrido, em Tropic of Cancer, apresenta escrita virtuosística, dentro de seções contrastantes, tudo com muita energia e humor. Inspirada pelo romance homônimo de Henry Miller, ganhou o 1o prêmio do Concurso de Composição para o Quinteto Experimental de Sopros da Escola de Música da UFRJ em 2010. Sergio Roberto de Oliveira, premiado compositor, descreve a sua  Man and Society como “uma visão crítica da perda da individualidade das pessoas diante da pressão da sociedade”.
Ricardo Tacuchian, o decano dos compositores deste CD, escreveu o Quinteto de Sopros em 1969, estreada seis anos mais tarde pelo Quinteto Villa-Lobos. É a única composição do autor totalmente construída sobre o sistema dodecafônico,  representando a transição do compositor de estética nacionalista para uma linha experimental dos anos 1970.Medievo foi composta por Azael Neto para o Quinteto Lorenzo Fernandez, sendo estreada em 2011. Segundo o compositor, “o mote principal da composição é fazer uma brincadeira ou adaptação de técnicas de composição medievais à cena contemporânea.” A obra E o Desejo não Cessa de Desejar, de Rodrigo Marconi, foi escrita e dedicada ao quinteto, configurando  uma homenagem ao grande semiólogo francês Roland Barthes.

Quinteto Lorenzo Fernandez

Fundado em 2011 e fruto do encontro entre talentosos músicos atuantes do cenário da música de concerto da cidade do Rio de Janeiro, o grupo é formado por Kayo Yoshimura (flauta), Juliana Bravim (oboé), César Bonan (clarineta), Alessandro Jeremias (trompa) e Débora Nascimento (fagote), unidos na proposta de apresentar a música original para quinteto de sopros de jovens autores e dos grandes mestres nacionais e internacionais.
Desde sua criação, vem mantendo a ênfase nos mesmos valores que o originaram; a difusão da música de concerto, o incentivo a novos compositores e a consagração dos mestres da música nacional e internacional, e se destacando no cenário da música de câmara ao apresentar composições dedicadas ao grupo, familiarizando o ouvinte e promovendo o entendimento geral da música para essa formação.
Em novembro de 2012, após uma concorridíssima seleção, o quinteto chegou à final do 50º FVL - V Furnas Geração Musical - Concurso de Música de Câmera; realizada no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, onde obteve o prêmio de 2° lugar, além de ter sido indicado como "Grupo Revelação Rádio Mec" em concerto para comemoração de seus 30 anos de transmissão da emissora.


10/12 - quinta - Lançamento do CD "Música Carioca de Concerto - quintetos de sopros", do Quinteto Lorenzo Fernandes
Local – Centro Cultural Justiça Federal
Endereço: Av. Rio Branco, 241)
Entrada gratuita
Censura: Livre
Horário: 19h
Capacidade: 141 lugares

Programa:
Cenas Insulanas -  Thiago Sias
Tropic of Cancer - Rudi Garrido
Man and the Society – Sergio Roberto de Oliveira
Quinteto de Sopros - Ricardo Tacuchian
Medievo - Azael Neto
E o Desejo não Cessa de Desejar - Rodrigo Marconi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'