.
.
.
.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Cezanne Assessoria Informa

Pernambucano Sérgio Ferraz lança em São Paulo nesta sexta, dia 20, seu segundo disco solo, aproximando ritmos brasileiros da música oriental

Parceiro de Antonio Madureira e referência no movimento armorial e popular nordestino, violinista faz show na FNAC Paulista do disco “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, inspirado no livro sagrado dos Hindus
Sergio-Ferraz--web--cred-Ch.jpg 
O violinista pernambucano Sérgio Ferraz, um dos grandes destaques na execução do violino na música popular, em especial a nordestina e o movimento armorial, é conhecido por integrar o conceituado Quarteto Romançal desde os anos 90, ao lado de Antonio Madureira - compositor e fundador do lendário Quinteto Armorial na década de 70 – , com quem gravou, em 2010, o “Segundo Romançário”, um duo de violino e violão. Destaque no Brasil na arte do violino elétrico e na sua inclusão no jazz e na música de vanguarda – o músico integra ainda o grupo pernambucano de música instrumental Sonóris Fábrica e bebe na fonte do violino de Frances Jean Luc Ponty do inicio dos anos 70 – o violinista vai lançar na FNAC Paulista, próximo dia 20 de setembro, às 19h, em show gratuito, seu segundo disco solo, “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, um disco conceitual no melhor estilo setentista,  inspirado no livro sagrado dos Hindus, o Bhagavad-Gîtâ.
Sergio-Ferraz--web2.jpgO CD, gravado em Recife e com arte assinada por Gustavo Burkhardt, é fruto dos estudos do violinista sobre a síntese de sons eletrônicos, que resultou na música Eletroacústica e Eletrônica erudita, e na Música Concreta, pesquisas essas iniciadas no início dos anos 50 pelo compositor Alemão K. Stockhausen e o francês Pierre Shaffer. O livro que inspirou o violinista, Bhagavad-Gîtâ, é um episódio de uma grande e antiga epopéia hindu, intitulada Mahâbhârata. O livro traz um interessante diálogo entre Krishna e o guerreiro Arjuna, que se vê na eminente e dura tarefa de travar uma batalha, de significado esotérico, no interior de cada Homem, entre o “Bem” e o “Mal”, levando-o ao caminho da superação de si mesmo. O guerreiro horrorizado com a terrível batalha a travar, pede conselho a Krishna, que lhe responde com um notável discurso filosófico, fazendo-o reconhecer a necessidade dessa luta.
É a partir desse enredo que nascem as músicas do CD “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, todas compostas e arranjadas por Sérgio Ferraz, com a participação do percussionista Jerimum de Olinda e do baixista Gustavo Ferraz, filho do violinista, que também assina o piano na faixa “Deus dos Ventos”.  A faixa introdutória, “O Caminho Iniciático”, começa o disco alternando simulações de voz e sintetizadores em melodias orientais no violino. Em seguida, a faixa título do CD, com declarada influência da música minimalista e do Rock Progressivo, traz curiosos efeitos e delays do violino, a partir de células rítmicas no pandeiro. Também composta com a técnica minimalista, “A Grande Batalha de Arjuna” traz momentos de agitação e serenidade através do uso do pedal Wha-wha no violino e passagens súbitas em ritmo de samba. Outro destaque fica para “Lamento”, gravada por Sérgio e Antônio Madureira em versão acústica no CD “Segundo Romançário” (2009), mas que aqui ganha versão ampliada, com improvisos do violino em escalas orientais e instrumentos variados de percussão, como derbak, congas e alfaia. O maracatu e suas levadas rítmicas em alfaias estão presentes em “Zumbi”, também já gravada pelo músico em versão acústica, mas em outro CD, “Sonoris Fábrica”, de 2011. Essas duas músicas, a propósito, foram tocadas, no ano passado, no Concerto Armorial para Violino e Orquestra, em Recife (Teatro de Santa Isabel), no qual o violinista dedicou a Ariano Suassuna, que compareceu ao evento com casa lotada.
 Um dos pontos altos, “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo II”, composta a partir de elementos da música minimalista, eletrônica, eletroacústica e indiana, é uma verdadeira polifonia eletrônica com escalas orientais no violino. O disco chega ao fim em clima festivo e descontraído com “Xaxado Eletroacústico”, propondo ao ouvinte uma imediata passagem do êxtase meditativo ao típico “arrasta-pé” do sertão nordestino, mas com o uso de uma rabeca eletrônica e sintetizadores sobre levadas rítmicas na zabumba.

SERVIÇO: 20/09 – Show de lançamento do CD “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, do violinista pernambucano Sérgio Ferraz
Horário: 19h
Endereço: Av. Paulista, 901, Bela Vista, São Paulo
Telefone.: (11) 2123-2000
Entrada gratuita
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'