.
.
.
.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Cezanne Assessoria informa


Sérgio Ferraz lança, dia 19 de junho, na Arlequim, seu segundo disco solo, aproximando ritmos brasileiros da música oriental

Parceiro de Antonio Madureira e referência no movimento armorial e popular nordestino, violinista lança “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, inspirado no livro sagrado dos Hindus

O violinista pernambucano Sérgio Ferraz, um dos grandes destaques na execução do violino na música popular, em especial a nordestina e o movimento armorial, é conhecido por integrar o conceituado Quarteto Romançal desde os anos 90, ao lado de Antonio Madureira - compositor e fundador do lendário Quinteto Armorial na década de 70 – , com quem gravou, em 2010, o “Segundo Romançário”, um duo de violino e violão. Destaque no Brasil na arte do violino elétrico e na sua inclusão no jazz e na música de vanguarda – o músico bebe na fonte do violino de Frances Jean Luc Ponty do inicio dos anos 70 – o violinista vai lançar, no próximo dia 19 de junho, às 18h, em show gratuito, seu segundo disco solo, “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, um disco conceitual no melhor estilo setentista,  inspirado no livro sagrado dos Hindus, o Bhagavad-Gîtâ.
O CD, gravado em Recife e com arte assinada por Gustavo Burkhardt, é fruto dos estudos do violinista sobre a síntese de sons eletrônicos, que resultou na música Eletroacústica e Eletrônica erudita, e na Música Concreta, pesquisas essas iniciadas no início dos anos 50 pelo compositor Alemão K. Stockhausen e o francês Pierre Shaffer. O livro que inspirou o violinista, Bhagavad-Gîtâ, é um episódio de uma grande e antiga epopéia hindu, intitulada Mahâbhârata. O livro traz um interessante diálogo entre Krishna e o guerreiro Arjuna, que se vê na eminente e dura tarefa de travar uma batalha, de significado esotérico, no interior de cada Homem, entre o “Bem” e o “Mal”, levando-o ao caminho da superação de si mesmo. O guerreiro horrorizado com a terrível batalha a travar, pede conselho a Krishna, que lhe responde com um notável discurso filosófico, fazendo-o reconhecer a necessidade dessa luta.
É a partir desse enredo que nascem as músicas do CD “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, todas compostas e arranjadas por Sérgio Ferraz, com a participação do percussionista Jerimum de Olinda e do baixista Gustavo Ferraz, filho do violinista, que também assina o piano na faixa “Deus dos Ventos”.  A faixa introdutória, “O Caminho Iniciático”, começa o disco alternando simulações de voz e sintetizadores em melodias orientais no violino. Em seguida, a faixa título do CD, com declarada influência da música minimalista e do Rock Progressivo, traz curiosos efeitos e delays do violino, a partir de células rítmicas no pandeiro. Também composta com a técnica minimalista, “A Grande Batalha de Arjuna” traz momentos de agitação e serenidade através do uso do pedal Wha-wha no violino e passagens súbitas em ritmo de samba. Outro destaque fica para “Lamento”, gravada por Sérgio e Antônio Madureira em versão acústica no CD “Segundo Romançário” (2009), mas que aqui ganha versão ampliada, com improvisos do violino em escalas orientais e instrumentos variados de percussão, como derbak, congas e alfaia. O maracatu e suas levadas rítmicas em alfaias estão presentes em “Zumbi”, também já gravada pelo músico em versão acústica, mas em outro CD, “Sonoris Fábrica”, de 2011. Essas duas músicas, a propósito, foram tocadas, no ano passado, no Concerto Armorial para Violino e Orquestra, em Recife (Teatro de Santa Isabel), no qual o violinista dedicou a Ariano Suassuna, que compareceu ao evento com casa lotada.
 Um dos pontos altos, “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo II”, composta a partir de elementos da música minimalista, eletrônica, eletroacústica e indiana, é uma verdadeira polifonia eletrônica com escalas orientais no violino. O disco chega ao fim em clima festivo e descontraído com “Xaxado Eletroacústico”, propondo ao ouvinte uma imediata passagem do êxtase meditativo ao típico “arrasta-pé” do sertão nordestino, mas com o uso de uma rabeca eletrônica e sintetizadores sobre levadas rítmicas na zabumba.

SERVIÇO: 19/06 – Show de lançamento do CD “A Sublime Ciência e o Soberano Segredo”, do violinista pernambucano Sérgio Ferraz
Horário: 18h
Endereço: Praça XV de Novembro, 48, Loja 1 - Centro - Rio de Janeiro - RJ
Telefone.: (21) 2524-7242 (reserva)
Entrada gratuita



Pode-se ouvir outras faixas do álbum neste link abaixo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'