.
.
.
.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Duo Santoro




Recebemos de Fábio Cezanne, da Cezanne Assessoria e passamos a divulgar, com satisfação, o seguinte boletim:

Duo Santoro lança, dia 28 de maio, no Espaço Tom Jobim, o aguardado “Bem Brasileiro”, primeiro disco em 20 anos de carreira

Gêmeos violoncelistas dedicam CD a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos, e traçam elegante panorama da música de concerto inspirada em elementos nacionais

"Sim, sou brasileiro e bem brasileiro.
Na minha música deixo cantar os rios e os
 mares deste grande Brasil".
(Heitor Villa-Lobos)

     Em atividade há mais de duas décadas, com uma história profissional consagrada tanto na música erudita quanto na popular, o Duo Santoro, formado pelos irmãos Paulo e Ricardo Santoro em 1990, vai lançar, no próximo dia 28 de maio, terça-feira, às 20:30h, no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, o seu tão aguardado primeiro disco, “Bem Brasileiro”, pela gravadora A CASA DISCOS, totalmente dedicado a compositores brasileiros do século XX e contemporâneos. Com direção artística do pai, o contrabaixista Sandrino Santoro, com quem os gêmeos iniciaram seus estudos desde meninos, e produzido por Sergio Roberto de Oliveira – indicado ao Grammy Latino 2012 pela produção do CD “Prelúdio 21 – Quarteto de Cordas” -, o CD reúne obras de compositores expoentes da nossa música, em formação para duo de violoncelos, em um repertório que joga luz nas diferentes tonalidades que formam a música brasileira.
O título “Bem Brasileiro”, em menção à célebre frase de Heitor Villa-Lobos, revela a brasilidade presente em todas as faixas do CD, que se inaugura com “O Trenzinho do Caipira”, uma das melodias villalobianas mais populares, com adaptação singular dos irmãos Santoro. O polonês Waldemar Szpilman, nascido em 1915 e imigrado para o Brasil em 1925, é representado pela obra “Choro”, reveladora do seu trânsito fácil entre as músicas de concerto e popular. “Três Temas do Folclore”, do contrabaixista e compositor Ricardo Medeiros, traz impressa a singeleza do primeiro movimento e a crescente ênfase nos seguintes. O compositor alemão Ernst Mahle, naturalizado brasileiro em 1962, alça destaque com “Três Duetos Modais, escritos em 1974, denotando a forma natural como incorporou os elementos brasileiros em sua formação musical europeia. A “Modinha”, de Franciso Mignone, obra conhecida como o segundo movimento da sonata para dois fagotes, ganha adaptação para dois violoncelos sem muitas alterações do texto original. O argentino José Alberto Kaplan, naturalizado brasileiro em 1969, escreveu “Nazareteando” especialmente para o Duo Santoro, não escondendo no título a inspiração de Ernesto Nazareth.
O disco traz outras grandes surpresas como o compositor mineiro radicado no Rio de Janeiro Alexandre Schubert, com sua peça “Duo”. “Choro Seresteiro”, escrito por Osvaldo Lacerda em 1974, imprime um ar de seresta ao disco, e Ernani Aguiar surge em “Seis Duetos”, compostos em 1985, reunidos aqui pela primeira vez em sua forma integral. Escrita originalmente para contrabaixo e orquestra de câmara, “A 7° Folha do Diário de um Saci”, de Edmundo Villani-Côrtes, inspira-se no folclore brasileiro, enquanto a “Cantiga e Desafio”, do carioca João Guilherme Ripper, traz trechos de acentuada polifonia e mudanças de andamento e métrica. Sergio Roberto de Oliveira encerra com o seu “Bis”, escrita em 2012 especialmente para este CD e dedicada ao Duo Santoro.  




Duo Santoro
Nascidos no Rio de Janeiro, os gêmeos Paulo e Ricardo fazem parte da Orquestra Sinfônica Brasileira desde 1986 e da Orquestra Sinfônica da UFRJ desde 1989, no mesmo ano em que se graduaram pela Escola de Música da UFRJ com nota máxima e dignidade acadêmica Magna Cum Laude. Com Mestrado em Música, já se apresentaram como solistas à frente de várias orquestras, além de participarem de outras formações camerísticas distintas, tais como Trios, Quartetos e outros Duos.
Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e já se apresentou nas principais salas de concerto do Brasil. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos que vai do erudito ao popular. As transcrições e arranjos para violoncelos são assinados, na sua maioria, pelo próprio Duo. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da música brasileira. Para isso, contam com a colaboração de vários compositores, que dedicaram algumas de suas principais obras ao Duo.
No ano de 1992, tiveram seu trabalho reconhecido através das condecorações "Medalha de Ouro" e "Medalha de Prata" conferidas pela Escola de Música da UFRJ, iniciando, a partir daí, participações constantes em gravações para televisão e rádio. Já tocaram ao lado de mestres da música popular como Sivuca, Robertinho do Recife, Bibi Ferreira, Maria Bethânia e Gilberto Gil, entre outros; e em palcos teatrais ao lado dos atores Carlos Vereza e Nathalia Timberg, além de participações em discos de Guilherme Arantes, Simone, Almir Sater e Roberto Carlos, entre outros.
Em 1995, Paulo e Ricardo Santoro receberam por unanimidade da "União Brasileira de Escritores" o Prêmio PERSONALIDADE CULTURAL. Nas comemorações dos 20 anos do Duo Santoro, em 2010, se apresentaram em praticamente todo o Brasil e na República Dominicana, coroando o ano com um recital no famoso Carnegie Hall de Nova York.

SERVIÇOS:

28 de MAIO (terça-feira)
Rio de Janeiro
Local: Espaço Tom Jobim
Rua Jardim Botânico, 1.008, Jardim Botânico
Hora: 20:30h
Entrada: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (idosos e estudantes)
Informações:  (21) 2274-7012
Estacionamento Grátis

Programa:

ALEXANDRE SCHUBERT      -      DUO*
Jovial/Lento/Vivo

RICARDO MEDEIROS -      TRÊS TEMAS DO FOLCLOREMurucututu (Acalanto)/Meu Balaio (Baralho)/Boi Misterioso (Reisado)

SERGIO ROBERTO DE OLIVEIRA - Bis*

JOÃO GUILHERME RIPPER - Cantiga e Desafio*

ERNANI AGUIAR - Seis Duetos

HEITOR VILLA-LOBOS -        Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4/ Ária das Bachianas Brasileiras nº 5/O Trenzinho do Caipira

 ERNESTO NAZARETH - Brejeiro
 *Música dedicada ao Duo Santoro



























































































































2 comentários:

  1. Looking back, the in profits, how could individuals
    offer you the production line traveling Not to mention so cheap.
    I've noted from the past a distinctive outcome with keep brand as oppose for the actual manufacturer.

    Here is my web blog: cuisinart stand mixer

    ResponderExcluir
  2. It is established that thyroid hormones are intricately involved inside the development in
    the nervous system in the fetus. The incidence of Alzheimer's disease is 50% for those over the day of 85; as well as thirds of Americans more than 85 are women, who usually become poorer with age.

    Feel free to surf to my website: Inside Speedy Plans Of baby swing

    ResponderExcluir

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'