.
.
.
.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Floresta do Amazonas

  





 Não existem duas interpretações idênticas, por mais que se respeitem as indicações na partitura quanto à intensidade e expressão, ao andamento, à fidelidade ao formato. Por mais que tentemos reproduzir a expressão a intenção e o pensamento do autor, o resultado é sempre único. Isso é normal e muito salutar, e é por isso que para alguns, a interpretação por Glenn Gould de J.S. Bach, por exemplo, lhes soa viril, fidedígna e virtuosíssima, verdadeiro alumbramento, fabulosa viagem astral (já ouví isso de alguém) enquanto outros, o que sentem ao ouví-lo é, antes, ânsia de vômito, por uma interpretação piegas e pouco viril, quase assexuada, insossa, ordinária e medíocre.
 O problema é que certas interpretações são tão infinitamente mais extraordinárias e expressivas que a maioria, e por se distinguirem sobre maneira, acabam cerceando e aniquilando as demais, precipitando-as prematuramente em desgraça.
 É o caso do exuberante (no momento não encontro outro termo) LP A Floresta do Amazonas de 1959, interpretado pela Symphony of the Air & Chorus,  herdeira da lendária NBC Symphony Orchestra, conduzida pelo próprio H.Villa-Lobos tendo a especialíssima participação da soprano Bidú Sayão! Pronto, por mais que eu tente, qualquer outra interpretação me soa ordinária, vulgar, medíocre, de pouco preço. Ah, perdoem-me, não é que elas sejam nada disso, só me parecem. E só me parecem porque, realmente a interpretação da Sinfônica da NBC é única e,  envolta por um halo espiritual de inexplicável glória e prestígio!
 Agora, se pudermos superar esse pequeno entrave, e podemos, a interpretação de A Floresta da Amazônia pela
São Paulo Symphony Orchestra & Choir dirigida por John Neschling, tendo a especialíssima participação da bela soprano Anna Korondi, que, apesar de húngara interpreta num português fidelíssimo, podemos até sentir, nessa gravação, aquele halo de glória, aquele mesmo estilo altaneiro e soberbo. Vamos conferir?
  E se você quiser conhecer aquele de 1959 clique aí na capa do LP, ao lado, para ser direcionado para  a página de download aqui mesmo no pianoclassico.


***



2 comentários:

  1. Boa tarde.
    O Blog é genial. Parabéns! Fiquei encantado com a boa qualidade dos posts (coisa rara no Brasil).
    A apresentação do site, com aquela postura de fraternidade universal chegou a me deixar emocionado.
    Pena que já me desiludi... ao tentar fazer o download de Floresta do Amazonas (BIS), constatei que o mesmo só é permitido para usuários Premium.
    Enfim, fazer o quê?

    ResponderExcluir
  2. Confrade Ciro, primeiramente, muito obrigado pelo comentário. Quanto ao download, é o seguinte: Com o fechamento pelo FBI do megaupload e vários outros Sites de hospedagem imposto pela indigesta SOPA, Lei abusiva que nunca preservou copyright, apenas interesses comerciais escusos das grandes gravadoras, perdemos um bocado de links bons, como a maioria dos Grandes Sites. O recurso imediato encontrado por nós, foi o magnífico 4Shared, que nos acolheu muito bem. É exigência do 4shared, no entanto, um simples registro (totalmente grátis) após o que, o amigo poderá fazer quantos downloads quiser e nunca terá que pagar nada. Estamos fazendo um post sobre o assunto e, em breve o publicaremos, pois achamos que devemos esta explicação aos leitores.
    Confrade, clique novamente no ícone, faça seu registro grátis e, por favor não deixe de desfrutar este espetacular CD. A Floresta da Amazônia interpretada pela OSESP é simplesmente fantástica!
    Forte abraço

    ResponderExcluir

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'