.
.
.
.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Aulos Trio











 


                                                                     AH! NORMAL...
                                                      (Ao Historiador André Oliveira)
 Outro dia caminhando por uma das calçadas da Rua Torres Câmara, lembrei-me de Bertran Roussel; e o leitor há de perguntar: "mas como? Roussel, físico e filósofo inglês que nunca esteve em Fortaleza? ' Sim, esse mesmo, estava ele ali, presentemente vivo através de uma célebre frase sua que diz"....os idiotas são sempre categóricos"....
 O fato que me veio à tona, emergindo numa fração de segundos, das profundezas do sub consciente, aconteceu na minha fase de adolescente pois, não havia completado ainda doze anos, quando, em certa manhã a pedido de minha mãe, fui comprar algumas frutas em uma quitanda que funcionava na citada rua, cujo prédio está preservado tal qual à época do acontecido, talvez essa observação tenha gerado em minha mente forte lembrança, como se o episódio que descrevo a seguir, estivesse sendo vivenciado naquele exato momento.
 Enquanto aguardava a minha vez de ser atendido pelo balconista, observei que um dos integrantes do estabelecimento, montava uma bicicleta que havia sido pintada com um azul turquesa e estava com a cela e o guidon no solo e as rodas para cima.
 Ao colocar o eixo da coroa (engrenagem que movimenta a corrente), percebi que o fulano havia se enganado, uma vez que, colocara a "coroa", e consequentemente a catraca (que é acoplada à roda traseira), pelo lado direito; direito, mas incorreto, pois quando a bicicleta estivesse em posição de uso, a corrente estaria pelo lado esquerdo e seu movimento estaria invertido.
 Aproximei-me do homem que montava a bicicleta e, não sei porque, nesse momento fez-se silêncio na sala, o que era incomum naquele ambiente sempre agitado e ruidoso, e falei sem nenhum ar irônico, mas sim de uma forma didática: "Esta bicicleta quando estiver em pé vai andar de marcha-a-ré". Houve discordância unânime. Eram quatro ou cinco adultos,todos com o dobro ou o triplo da mina idade. Um dizia: "vai nada, será que eu não sei o que estou fazendo? Tenho certeza que está certo".Outro reforçava, dizendo "É, tá certo, é isso mesmo".
 Cada um dizia com toda categoria que eu estava errado e eles certos. O dono da quitanda, por trás do balcão, vendo aquela celeuma, - pois eu continuava firme na mina opinião e não me intimidava com as manifestações deles e reafirmava que ia sim, andar de marcha-à-ré, - interferiu dizendo, ao mesmo tempo que saía de trás do balcão,: "vou acabar com essa teima agora, quer ver?" Desvirou a bicicleta, montou-se nela, pois um pé no pedal e, percebendo que eu estava certo exclamou: "Taí, bando de bestas, um menino dessa idade botou vocês todos no chinelo" e continuou falando. Enquanto isso, peguei meus abacates e mina penca de bananas, cujo valor já havia sido anotado na caderneta, embrulhados em jornal, e voltei para casa bastante perplexo com tamanha idiotice, pois ainda não conhecia Roussel, hoje, no entanto, episódio como este não me surpreende mais.
                                                                        Cid Lobo.


 ***




Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'