.
.
.
.

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Carlos Santana


                          ABRAXAS                                  





















  A inteligente Wikipédia define o vocábulo Guitarra Acústica como sendo um retrônimo do termo guitarra. Por conceber-se modernamente qualquer guitarra como elétrica, surgiu a necessidade de criar-se um novo termo (novo termo neste caso é pura retórica) para re-designar o que ela sempre fora, ou seja, acústica. Meio complicado não é? E define Retrõnimo como: "a modificação do nome original de um objeto ou conceito para diferenciá-lo a partir de uma versão mais recente do objeto, que adquiriu um modificador ou o adjetivo por desenvolvimentos posteriores do objeto ou próprio conceito. O termo retrónimo foi criado por Frank Mankiewicz em 1980, e popularizado por William Safire no The New York Times. Muitos são criados pelos avanços da tecnologia. Retrónimo em si é um neologismo. Os exemplos de retrónimos são 'guitarra acústica' (chamada quando as guitarras elétricas apareceram), Primeira Guerra Mundial (chamado 'a Grande Guerra' ou 'a Guerra Mundial' até a Segunda Guerra Mundial) e relógio analógico para distinguir-se de um relógio digital".  E complementa: "Com o advento da guitarra elétrica houve necessidade de um novo termo que definisse a guitarra não-eletrificada". (É realmente complicado...)
  Ainda as divide em eletro-acústicas, quando uma guitarra acústica é eletrificada (é o novo!) de origem; em semi acústicas e finalmente em elétricas propriamente ditas.   Na verdade, essas modernas guitarras fazem parte de uma família extensa, da qual fazem parte  o alaúde,  a balalaica, o bandolim, o banjo, a guitarra portuguesa, a sitara, etc.
   Bem, a guitarra acústica, aquela que tem um sonzinho baixo, ao natural, já que  sua caixa de ressonância não é muito profunda, tem encantado muito músico bom, do Rock, Jazz, Blues etc... Não posso atrever-me a tecer maiores e mais aprofundados comentários, pois realmente não é esta minha praia, porém como não sou surdo (ainda não completamente) não posso deixar de notar uma sonoridade toda especial nas eletro-acústicas e, preferi-las entre as outras (as maciças) e é bom notar que a maioria dos músicos que as utilizam, preferem-nas (estou inteligente hoje!). Aliás, se o amigo leitor quiser o exemplo de um grande instrumentista dedilhando um grande instrumento, além do download do Carlos Santana aí em cima,   clique aqui   lá temos à disposição para downloads alguns Cds do Jorge Benson. Se voce não tiver algum deles, vale baixar!
Forte abraço!














                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'