.
.
.
.

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Concertos for Two,Three and Four Harpsichords

   Concertos for Two,Three and Four Harpsichords             




















  •   De repente a música começa e cercar-se de musica.  Que enunciado estranho não? Não, não há nada de estranho nele. Um belo dia as pessoas começaram a enjoar das  maçantes melodias uníssonas dum Canto Gregoriano qualquer e, a partir daí, a música começa a cercar-se de música. O contraponto surgiu de maneira natural e espontânea em todo o mundo dito civilizado. Mundo ocidental, naturalmente, longe, muito longe das diabruras semitonais orientais. E surgiu para ser a companheira ideal da solitária melodia.    E aquela que era mera coadjuvante, mera ajudadora, aquela que simplesmente apoiava a vaidosa melodia com um contraponto aqui, outro acolá, foi crescendo, desenvolvendo-se, enriquecendo-se. Fazia bonito com seus floreios. Sim, era o par ideal da  jactanciosa melodia. E tanto fez, e tanto cresceu que igualhou-se à sua presunçosa companheira, ultrapassando-a, por vezes. Daí, até que surgissem outras foi um pulo, e a vaidosa melodia  assume declaradamente a poligamia  (sim, poligamia, inda não chegamos na polifonia) E esta maravilhosa relação desenvolve-se velozmente, cada vez mais sutil, cada vez mais técnica, cada vez mais divina. Até chegar àquele que as levaria aos píncaros contrapontísticos (que palavreado heim?).
         Johann Sebastian Bach levou a técnica contrapontistica até onde mais não poderia chegar. E mais, numa época em que trocava-se o velho estilo Modal pelo novíssimo temperamento, que encaixou-se como luva na requintada  técnica de composição do maior de todos os Mestres da Música. E, note-se que enquanto o Mestre levava a extremos seus entrelaçamentos contrapontísticos em duas, três, quatro ou cinco vozes, a tola melodia já ensaiava os primeiros passos de volta à enfadonha monogamia.
  
  •    Durante toda minha vida, sempre defendi  ferrenhamente a ideia que a música desenvolveu-se até o Barroco.  E o Barroco de J.S.Bach, ou, no máximo  de Pachelbel, sem mais exceções. Que daí por diante, o que se teve foi uma retroação da técnica de composição. O estilo galante (da época dos filhos de J.S.Bach) deu o primeiro golpe no contraponto (talvez por falta de talento e técnica nos novos compositores). E o que se deu no decorrer dos séculos foi somente retroação. O Barroco retroagiu ao classicismo que retroagiu ao Romantismo... Parece que em matéria de retroação, já superamos, em sentido inverso, naturalmente, o enfadonho Cantochão.
         A polifonia, a abjeta polifonia (vertical) que brutalmente sacrificou o contraponto, parece que, nos dias de hoje, está sumindo, e, a continuar assim, creio que brevemente  estaremos batendo com pedaços de paus em latas. Brevemente? Aqui na terrinha temos um maestro (colega meu há uns trinta anos) que rege uma orquestra de latas, é, de paus com os quais se batem em latas.

  •    A historinha acima é só uma outra forma de expressar o que  venho dizendo há,  seguramente, quarenta anos. É a primeira parte duma novelinha que pretendo continuar.
              Devo, entretanto,  salientar que, não sou contra nem a favor de nada neste mundo mas, como estou vivo e a observar (sem nenhum espanto) todas essas nossas puerilidades, aqui e acolá ouso escrever meu pensamento sebastião elevando-o aos ventos, em busca de ouvidos amistosos, os vossos, caro leitor.
   Forte abraço.
   Até breve.



01. Bach - Concerto in Cm for 2 Harpsichords BVW1060 - 01 Allegro
02. Bach - Concerto in Cm for 2 Harpsichords BVW1060 - 02 Largo
03. Bach - Concerto in Cm for 2 Harpsichords BVW1060 - 03 Allegro
04. Bach - Concerto in C for 2 Harpsichords BVW1061 - 01 (Allegro)
05. Bach - Concerto in C for 2 Harpsichords BVW1061 - 02 Adagio
06. Bach - Concerto in C for 2 Harpsichords BVW1061 - 03 Vivace
07. Bach - Concerto in Cm for 2 Harpsichords BVW1062 - 01 (Allegro)
08. Bach - Concerto in Cm for 2 Harpsichords BVW1062 - 02 Andante e piano
09. Bach - Concerto in Cm for 2 Harpsichords BVW1062 - 03 Allegro assai
10. Bach - Concerto in C for 3 Harpsichords BVW1064 - 01 (Allegro)
11. Bach - Concerto in C for 3 Harpsichords BVW1064 - 02 Adagio
12. Bach - Concerto in C for 3 Harpsichords BVW1064 - 03 Allegro
13. Bach - Concerto in Am for 4 Harpsichords BVW1065 - 01 (Allegro)
14. Bach - Concerto in Am for 4 Harpsichords BVW1065 - 02 Largo
15. Bach - Concerto in Am for 4 Harpsichords BVW1065 - 03 Allegro









                                                                                                                                                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'