.
.
.
.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Cantigas de Santa Maria - Alfonso o Sábio

Rosa de Las Rosas - Cantigas de Santa Maria









 







  Alphonso X, Le sage (O Sábio) Rei de Castela e Leão, Imperador eleito do Sacro Império Romano-Germânico, nasceu em 1221 em Toledo, e faleceu em 1284 em Sevilha. Bem mereceu o título de Le Sage (O Sábio) pela fabulosa obra realizada em 63 anos de existência. Tirando os conflitos, lutas, revoltas, guerras, intrigas familiares, intrigas entre a nobreza, traições e tudo o mais que fazia parte do cotidiano dum monarca da Idade Média,  Alphonso Le Sage ainda teve tempo bastante para dedicar-se a Música, não apenas como grande mecenas, que de fato foi, mas como personagem atuante no cenário musical de sua época, tendo sido um dos maiores trovadores de então.
  Dentre suas principais obras musicais estão as 427 peças musicais sobre os fenômenos da Virgem Santíssima, compostas no Galego-português, que àquela época, era a língua da lírica culta em Castela. As Cantigas de Santa Maria tanto tratam da história dos milagres relacionados a ela. "pela sua intervenção direta ou pelos amores místicos que a sua figura gera nas almas piedosas", quanto servem de simples louvor e adoração através de poemas graves, profundos, "quase místicos, nos quais em lugar de cantar os milagres da Virgem, reflete-se sobre ela, como numa oração".
  Nesta presente seleção, cuja interpretação prima pela fidelidade à leitura da época, executada  através de réplicas perfeitas de instrumentos do  século XIII, temos 10 peças com textos que evocam a santidade da Virgem num clima de grave religiosidade, cantadas no original Galego-português. O arquivo contém ainda um livreto com miniaturas da Virgem além da completa tradução para o Castelhano, além de comentários e resumos dos milagres de Santa Maria em Inglês e Espanhol.
   É interessante lembrar que, essas peças musicais em forma de louvor à  Virgem Santíssima, transformaram-se com o passar dos séculos, tornando-se hoje em dia, num verdadeiro louvor a seu criador, o grande erudito Alphonse X, Le Sage!
    Outras postagens sobre o nobre Músico podem ser vistas na Pagina Alphonse Le Sage  ou na  Página  Música Antiga Medieval e Renascentista
   ambas aqui no piano classico.  Leia e saiba um pouco mais sobre o Sábio Imperador do Sacro Império Romano-Germânico: Clique aqui.


1:   La mujer náufraga "Tantos vay Santa María eno seu Porto fazer"
2:   Alva dos alvores "Virgen Madre groriosa"
3:  "A Virgen, Madre de Nostro Sennor"
4:   Caballeros de otro mundo "Os que bõa morte morren e son quitos de peccados"
5:   El anillo de don Manuel "A Virgen, cuja merçee é pelo mundo sabuda"
6:   Cantos labrados "A que às cousas coitadas"
7:   Los Gusanos de Seda "Por nos de dulta tirar"
8:   La Calumnia de Mateo, privado del Rey "A Virgen sempr' acorrer, acorrer"
9:   El clérigo ahogado en el Sena (Paris) "En todo tempo faz ben"
10: "O que a Santa María mais despraz"





xava

***








Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'