.
.
.
.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Editores de partituras - Anvil / MuseScore

Editores de Partituras                                                                                      

 



     Veja, amigo leitor, como são obstinados os editores de Sites, e como é dura a vida de um Blogueiro. Neste exato momento, em que escrevo mais um medíocre artigo, para desespero geral, confiro o relógio e constato: São apenas nove horas da manhã e, apesar de ser hoje sexta feira, já me encontro totalmente desperto, aqui, nesta que provavelmente é a mais bela praia brasileira, situada no melhor litoral do planeta, a internacionalmente conhecida e disputada Praia do Cumbuco, no litoral Oeste Cearense.
     Estando sob agradável sombra de modesta barraquinha de palhas de carnaúba, confortavelmente sentado em simples mas anatomicamente trabalhada cadeira de tábuas, tendo os pés preguiçosamente escorados numa jangadinha de pesca, estacionada (ou atracada?) aqui ao lado de nossa agradável barraquinha. A brisa, decidida e constante desgrenhando nossas cabeleiras; o cheiro da maresia; o colorido exótico das velas das jangadas ao nosso redor, enchendo nossas vistas de alegria e apascentando o espírito...
    Este sol que amorna a brisa e acaricia cada parte descoberta do corpo... E tantos corpos descobertos  a desfilar na areia só para nosso deleite...
    E eu aqui, tentando fazer esta postagem em meio à natureza tão exuberante. Que obstinação heim? Quanto sofrimento para um só blogueiro não é? Afinal, são os ossos do ofício!
    Bem, agora que já refresquei a goela com uma agüinha de côco verde bem geladinha, abstêmio que sou (...), permitam-me tentar continuar meu trabalhoso ofício.
    Vamos tentar falar sério. Sei, sobeja  e modestamente que muitos dos frequentadores aqui do piano classico são músicos profissionais consagrados e experientes. Instrumentistas, Maestros, Arranjadores e Professores com atuação na área da Música. Sei disso pelos E-mails que aqui e acolá recebo, elogiosos, críticos ou colaborativos.
    Sei também que todo Músico que utiliza a computação como recurso eletrônico para seu trabalho, (a maioria),  vê-se obrigado, pelas facilidades que apresenta a modernagem, a utilizar-se dos famosos editores de partituras, tanto na consecução de suas composições e arranjos musicais, como nas demais atividades profissionais afins.
    Ora, o mais famoso editor de partituras, considerado profissional por muitos, é o conhecido Encore, seguido de perto pelo Sibelius entre outros menos cotados. O Encore voce encontra aqui no piano classico, há algum tempo postamos o link para download do software além dum modesto acêrvo de arquivos de música erudita neste formato. Na verdade é um excelente software, porém... Sempre há um porém. Primeiramente, é pago. Segundo, não é nada intuitivo, possuindo um quilométrico manual do utilizador, todinho em língua inglesa. Convenhamos, características limitantes do uso integral deste excelente editor.
   E tem mais, a versão free, a preferida por motivos óbvios, é bem limitada em suas funções, tornando-se imprestável para uso profissional. Só para citar um exemplo: Após a edição, voce não pode salvar, ou seja, gravar ou imprimir o resultado de seu trabalho, ora que coisa esdrúxula, que adianta formular um arquivo musical e não poder salvá-lo? A versão free, portanto, é utilizável sim, porém, mais como jogo ou bricadeira eletrônica, não se prestando ao trabalho sério de composição musical.
     O objetivo do presente artigo é presenteá-los (os leitores músicos profissionais e os estudantes e amadores dedicados) com dois magníficos Softwares Editores de Partituras totalmente gratuitos e recheados de recursos técnicos. Diria até, melhores que o afamado Encore, por terem todas as suas características e, o que é melhor, por serem Open Source,  ou seja, são softwares livres, como achamos que deve ser tudo na Web (vide Sobre Nós).
    Primeiramente apresentamos o Anvil, programa com quase todos os recursos do Encore, não é Open Source na exata acepção do termo mas, sua versaão Free tem pouquissimas limitações e, mais importante, permite salvar, gravar no formato MP3 e imprimir seus trabalhos. Só isso já é o suficiente para conferir-lhe grande importância.
    O download pode ser feito diretamente do Site do fabricante. - É só clicar na ilustração -

    O segundo é o sensacional e totalmente  Open Source,  (a palavra mais bonita da Web). Desenvolvido por profissionais sérios e talentosos, dá de dez a zero no Encore, além de possuir todos os recursos do mesmo, ainda salva o áudio em  midi, grava e edita graficamente seus trabalhos, além de possuir interface simples e amistosa (como se costuma dizer) e totalmente intuitiva, e acima de tudo, ainda está disponível em Portugês. Seu minúsculo manual, a bem da verdade, é totalmente desnecessário de tão intuitivo que é. Por isso tudo e muito mais que voce irá descobrir com o uso, é que recomendo este excelente Software a todos, Músicos Profissionais, amadores, alunos e amantes da boa Música! - É só clicar na ilustração -
    Detalhe: Aqui na minha região, interior distante uns 20 Km do litoral, devido talvez à dificuldade na conexão 3G (que é péssima) tive alguma dificuldade para baixar este arquivo. O download era bruscamente interrompido após alguns minutos. Não sei se por causa da conexão que estava muito baixa, o que sei é que, após algumas tentativas mudando de provedores de download (mirror) acabei mudando para a opção: (Japan, JP),  conseguí finalmente efetuar a transferência sem maiores dificuldades.
    Esta alternativa está à disposição na página inicial, aquela que abrir-se-á logo que voce clicar no link de download. Caso o processo não chegue ao final, como esperado, ao invés de clicar em direct link, clique em Mirror e, quamdo carregar a próxima página, marque a última opção: (Japan, JP). Tenho certeza que voce irá realmente adorar esse maravilhoso programa editor de partituras que muito contentamento poderá lhe trazer.
    Essa nossa modesta contribuição para este final de semana aos nossos amigos Músicos.
    Depois voce me diz algo sobre um desses softwares, combinado?
    Forte abraço, excelente final de semana sempre sob os auspícios do Criador e sob as vistas das superiores entidades que em tudo nos assistem!






***



                                                                                                                                                            
   

2 comentários:

  1. It might be better to point your readers to http://musescore.org/pt-br/download

    ResponderExcluir
  2. Dear Lasconic, thank you for your help.
    Congratulations for your magnificent MuseScore.

    ResponderExcluir

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'