.
.
.
.

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Geraldo Ribeiro interpreta J.S.Bach -VIOLA CAIPIRA-

'













---Interessante transcrição para Viola Brasileira de Ascendino Theodoro Nogueira, esse ilustre compositor erudito, filho de Santa Rita do Passa Quatro, interior de São Paulo e aluno de Camargo Guarnieri. Aqui, uma verdadeira aula sobre o instrumento nesta breve dissertação:

---"A nossa viola, instrumento folclórico, predileto do nosso caipira ou sertanejo já existiu há 2.500 antes de Cristo. A viola foi difundida pela Europa graças aos trovadores. E o primeiro método para seu estudo, Guitarra espanhola, y yandola, teve sua publicação em Barcelona, no ano de 1586. A viola estudada nesse método é semelhante à nossa viola de cinco cordas duplas.

---O primeiro tratado de viola elaborado para se aprender o estilo 'rasgueado' ou como dizemos, rasqueado, publicou-se em Lisboa em 1752, e chama-se Dona Policárpia, mestra da viola. Servia para o aprendizado da viola portuguesa ou de ninfas, de cinco cordas duplas.

---Em 1789, foi publicado, ainda em Portugal, o segundo tratado, que se intitula Nova arte de viola, de Manuel da Paixão Ribeiro. No prefácio o autor escreve: 'Viola... instrumento mais belo que o cravo'... Leia o artigo completo de Theodoro Nogueira, CLIQUE AQUI






'

Nenhum comentário:

Postar um comentário

'

'

Este Blog é corretamente visualizado com o Navegador FIREFOX . Portanto, se voce deseja redescobrir este Blog e a Grande Maioria dos Grandes Sites da Web, use o Navegador FIREFOX. O único totalmente compatível com Sites da Web 2.0, A ELITE DA INTERNET. Já usa o Firefox? Parabens! Ainda não tem? CLIQUE NA IMAGEM E FAÇA AGORA O DOWNLOAD TOTALMENTE GRATUITO e DESCUBRA UM "MUNDO NOVO" EM SEUS SITES PREFERIDOS!!!

Live Traffic

WARNIG:

This page is displayed correctly with Firefox. Screen Resolution 1024 by 768 pixels.
'











































'